Imagem: Martin Lee. Licença: Creative Commons BY-SA
Reportagem: Mario Gazzola
É isso aí, deu Russell na liderança do Quali Sprint, com as mercedonas ainda na frente (o Antonelli foi o segundo). O tempo do pole sprint foi de 1:12:965 contra os 1:13:033 de seu companheiro. Os mamões passaram o cavalinho: Norris e Piastri, da McLaren, ficaram à frente das Ferraris de Hamilton e Leclerc desta vez, nessa ordem. Nosso BortoLoco ficou de fora no Q2 e alcançou a 12ª posição, virando 1:14:627 na contagem.
O britânico na pole é um leão de treino cada vez mais reconhecido pelos resultados que alcança nas sessões de classificação, acumulando um histórico de respeito e a fama de tirar até leite de pedra dos carros que pilota. Entre a brasucada, tá conhecido como "Jorjão da massa" por sua popularidade.
Só teve um patatraque, e nem foi daqueles merecendo corneta: Alonso, o decano do grid, passou reto e foi parar nas almofadas com uma travada esquisita de pneus na curva 3. Albon e Lawson ficaram de fora, por problemas: o piloto da Williams sofreu tantos danos com o episódio da marmota que foi preciso troca de chassi, da caixa de marchas e até do motor; o motora da Racing Bulls teve uma falha hidráulica tão braba que a equipe não conseguiu restaurar o funcionamento a tempo. Ocon deu sorte e participou: os mecânicos da Haas deram conta dos reparos.
A corrida sprint é amanhã, às 13h00 do fuso brasileiro. O treino oficial, que define o grid de largada para o GP do Canadá, acontece mais tarde, às 17h00 - salvo se acontecerem alterações de última hora.

